Covid-19: cientistas criam exame mais rápido e barato que PCR – Notícias


118
114 ações, 118 pontos


Novo teste permite diagnosticar a covid-19 e prever quais pacientes têm mais risco de desenvolver complicações por meio de amostras de sangue


Um exame de baixo custo que permite diagnosticar a covid-19 em cerca de 20 minutos e prever o risco de complicações por causa da doença foi criado por pesquisadores brasileiros, de acordo com artigo publicado no site medRxiv, ainda sem revisão por pares.


O método usa algoritmos de inteligência artificial capazes de reconhecer em amostras de plasma sanguíneo de pacientes um padrão de moléculas característico da doença causada pelo novo coronavírus.


O teste alcançou 97,6% de especificidade (capacidade de diferenciar a covid-19 de outras doenças) e 83,8% de sensibilidade (capacidade de identificar a presença ou ausência da covid-19). Já em relação à análise de risco para manifestação grave, a especificidade foi de 76,2% e a sensibilidade foi de 87,2%.


 Leia também: Covid-19: entenda a diferença entre o teste rápido e o ‘padrão ouro


Além de ser mais rápido, o exame também é mais prático e barato que o RT- PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da covid-19, porque não usa reagentes importados.


Segundo o professor da Unicamp Rodrigo Ramos Catharino, coordenador da pesquisa, o custo seria em torno de R$ 40 por amostra, cerca de metade do valor desembolsado com o RT-PCR, que dá o resultado após alguns dias.


Já a maior praticidade se deve à capacidade de diagnosticar a doença por meio de uma amostra de sangue da pessoa – como no teste rápido de farmácia, mas que serve apenas para identificar anticorpos -, mais fácil de ser coletada do que secreções do nariz e da garganta, usadas no teste RT-PCR, e que exigem o trabalho de equipes profissionais bem treinadas.


A pesquisa utilizou amostras de sangue de 728 pacientes – sendo 369 com diagnóstico de covid-19 confirmado clinicamente e por RT-PCR. As amostras de indivíduos não infectados foram usadas para comparação, como uma espécie de grupo controle. No caso de alguns pacientes que desenvolveram complicações e precisaram ser internados, foi coletada uma segunda amostra de sangue.


Parte das amostras foi então usada pela equipe do Instituto de Computação (IC) da Unicamp para ensinar o método de inteligência artificial a reconhecer padrões de moléculas encontradas nos casos positivos e negativos da doença e também diferenciar os padrões de quadros leves e graves.


Leia também: Mesmo sem sintomas, devo fazer o teste de diagnóstico da covid-19?


A outra parte foi usada em um teste cego, cujo objetivo foi avaliar o acerto final da análise feita pelo sistema. Já foi iniciado o processo de certificação do exame junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 


O projeto é desenvolvido em parceria pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazônia.




Link de origem


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

118
114 ações, 118 pontos

Qual é a sua reação?

confuso confuso
8
confuso
falhou falhou
4
falhou
Divertido Divertido
2
Divertido
Interessante Interessante
1
Interessante
Odiei Odiei
13
Odiei
lol lol
12
lol
Amei Amei
10
Amei
omg omg
8
omg
ganhei ganhei
4
ganhei
Tamy

Lendário

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Teste de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar, algo sobre a sua personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas, ao qual pretende verificar o conhecimento da pessoa
Enquete
Votação para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e recursos visuais
Lista
As Clássicas listas da internet
Contagem
As contagens clássicas da Internet
Lista Livre
Envie sua própria lista e vote no melhor item
Classificação
Voto positivo ou negativo para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para criar memes personalizados
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X
X