Covid-19: entenda como luz UV e ozônio matam o novo coronavírus – Notícias


121
117 ações, 121 pontos


Métodos tecnológicos são eficientes e podem ajudar em situações nas quais água e sabão ou álcool não sejam opções viáveis, mas com restrições


Em meio à pandemia da covid-19, a busca por meios de eliminar o novo cornavírus chegou a duas soluções cujos nomes sempre estiveram relacionados ao céu: luz ultravioleta e ozônio.


A luz UV está no espectro invisível ao olho humano e chega à terra vinda do sol majoritariamente como UV-A, que penetra profundamente nas células da epiderme e é tido como responsável por 80% do envelhecimento da pele. A outra forma natural é o UV-B, muito mais agressivo, mas menos abundante.


Para realizar a desinfecção, os cientistas descobriram um grande aliado no UV-C, ainda mais potente e perigoso.


“A luz ultravioleta causa danos em praticamente todos os microrganismos e seres vivos em geral, incluindo humanos, provocando danos na pele, câncer e até dano ocular, quando apontada para a retina”, explica Adélia dos Santos, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e especialista em infecciologia.


Leia também: Pesquisadores desenvolvem sistema de desinfecção de locais fechados



Com isso, o vírus, que tem estruturas mais simples, têm suas membrandas e seu material genétio destruídos, conta o professor Vanderlei Bagnato, do IFSC-USP (Instituto de Física de São Carlos). Pensando na limpeza e higienização de ambientes hospitalares, o IFSC elaborou um rodo capaz de emitir a luz UV-C.  


Adélia cita a aplicação da luz ultravioleta em dutos de ventilação como uma forma eficiente de tornar a filtragem do ar mais eficiente, matando os vírus e bactérias, e aumentando a durabilidade dos filtros.


Veja mais: Coronavírus: os robôs usados para eliminar vírus em hospitais


O ponto negativo deste método é o curto alcance dos raios UV-C, que agem somente nas áreas que são diretamente atingidas pela luz. A professora explica que, por se tratar de organismos microscópicos, qualque resíduo pode conter o vírus e pode existir o risco de uma contaminação.



Uma outra alternativa para a limpeza de lugares de difícil acesso ou de itens que são sensíveis ao álcool e a água com sabão é o ozônio. Segundo a professora, o vapor pode ser aplicado em superfícies e o gás faz a limpeza de ambientes.



O ozônio mata microrganismos em uma aplicação de 30 minutos, que devem ocorrer em locais fechados e sem a presença de pessoas. O procedimento tem uma ação pontual e não garante uma higienização por um longo período.


Apesar de permitir a limpeza de equipamentos eletrônicos, existe o risco de oxidação de peças metálicas e, por isso, deve ser um método feito com cuidado. 


Independentemente de qualquer tecnologia, Adélia ressalta a importância de se utilizar os tradicionais meios para se enfrentar os vírus. 


“A ventilação permite a troca de ar e reduz a concentração e carga das partículas virais que estejam em um ambiente, diminuindo, também as chances de contaminação”, finaliza.


Assista também: Estudo conclui que hidroxicloroquina não é eficaz para pacientes com sintomas leves e moderados da covid-19




Link de origem


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

121
117 ações, 121 pontos

Qual é a sua reação?

confuso confuso
9
confuso
falhou falhou
5
falhou
Divertido Divertido
4
Divertido
Interessante Interessante
2
Interessante
Odiei Odiei
1
Odiei
lol lol
13
lol
Amei Amei
12
Amei
omg omg
9
omg
ganhei ganhei
5
ganhei
Tamy

Lendário

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Teste de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar, algo sobre a sua personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas, ao qual pretende verificar o conhecimento da pessoa
Enquete
Votação para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e recursos visuais
Lista
As Clássicas listas da internet
Contagem
As contagens clássicas da Internet
Lista Livre
Envie sua própria lista e vote no melhor item
Classificação
Voto positivo ou negativo para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para criar memes personalizados
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X
X