Esperamos que agosto seja o pico da covid-19 nas Américas, diz Opas


112
108 ações, 112 pontos


Diretor-assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa afirmou nesta terça, 4, que as medidas adotadas até agora na América Latina “não conseguiram controlar” a transmissão da covid-19. Durante entrevista coletiva virtual da entidade, Barbosa, disse que a Opas acredita que o pico da transmissão da doença nas Américas possa ocorrer em agosto, com países trabalhando para conter o quadro.

Barbosa explicou que a Opas usa modelos a partir dos casos de outros países, para fazer essas projeções. “Claro que esperamos que agosto seja o pico, então os países atingirão o controle da transmissão. Mas só podemos ter certeza disso depois”, comentou. Nesse quadro, ele disse que a entidade encoraja os países a adotar todas as medidas e revisar como, por exemplo, o distanciamento social pode ser mais efetivo, para proteger mais famílias, além de medidas para apoiar os que têm trabalhos informais.

Durante a coletiva, o diretor-assistente da Opas comentou o fato de que o padrão de transmissão da doença na América Latina tem se mostrado distinto da Europa. Em alguns países europeus, como Itália e Alemanha, houve picos fortes da doença, com cerca de quatro ou seis semanas, seguidos de tendência de queda nos casos, o que configurou uma primeira onda da doença de modo mais claro. “Na América Latina, as medidas adotadas foram eficientes para reduzir a transmissão, mas não alcançaram até agora a efetividade na maioria dos países para controlar a transmissão, reduzir a curva até haver somente casos isolados.”

Com isso, alguns países latino-americanos apresentam uma “curva alongada”. Ele disse que isso representa um movimento ocorrido no interior dos países. “Em algumas áreas a transmissão está forte, em outros, controlada”, detalhou. De qualquer modo, Barbosa afirmou que em toda a América Latina “a tendência ainda é de uma transmissão muito importante”, por isso a necessidade de se manter medidas como o uso de máscaras, o distanciamento social e outras para controlar o quadro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também presente na coletiva virtual, a diretora da Opas, Carissa Ettiene, afirmou que o vírus continua a se disseminar “rapidamente” em vários países da região, mas há também pressão crescente para reabrir a economia. “O vírus da covid não irá embora em breve”, advertiu ela, apontando que é preciso se ajustar à realidade, com medidas para controlar o vírus e calibragem das ações de modo a garantir a proteção à saúde ao lado da retomada da atividade.

Tendência de aumento no Brasil

A diretora da Opas, Carissa Etienne, destacou o fato de haver uma tendência “crescente” de avanço do novo coronavírus no Brasil. A declaração foi dada no início de entrevista coletiva da entidade sobre a doença na região. “Há uma tendência geral crescente na região dos Andes e no Brasil”, comentou, ao falar sobre o cenário de transmissão da doença pelas Américas.

Etienne citou também o fato de que o Chile “teve um pico em maio e junho”, mas lembrou que o quadro no país melhorou, desde então.

Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Link de origem


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

112
108 ações, 112 pontos

Qual é a sua reação?

confuso confuso
5
confuso
falhou falhou
1
falhou
Divertido Divertido
13
Divertido
Interessante Interessante
12
Interessante
Odiei Odiei
10
Odiei
lol lol
9
lol
Amei Amei
8
Amei
omg omg
5
omg
ganhei ganhei
1
ganhei
Tamy

Lendário

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Teste de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar, algo sobre a sua personalidade
Trivia quiz
Série de perguntas com respostas certas e erradas, ao qual pretende verificar o conhecimento da pessoa
Enquete
Votação para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e recursos visuais
Lista
As Clássicas listas da internet
Contagem
As contagens clássicas da Internet
Lista Livre
Envie sua própria lista e vote no melhor item
Classificação
Voto positivo ou negativo para decidir o melhor item da lista
Meme
Carregue suas próprias imagens para criar memes personalizados
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format
X
X